quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O que é Clipping ou Clipagem de Notícias?

 
 
O QUE É
 
O clipping é um serviço fundamental quando se fala em avaliação de resultados de uma assessoria de imprensa. Ele é o principal indicativo a ser avaliado em um relatório com as ações realizadas. Por meio dele, a assessoria de imprensa dá um retorno ao cliente, mostrando onde o seu nome, produto ou marca, foi veiculado a partir de seu trabalho. Esse método de mensuração pode ser feito em jornais e revistas, portais e canais online e, também, em rádio e TV. A única coisa que os diferencia é a maneira em que o conteúdo será captado.
 
Além disso, o clipping se relaciona, comumente, com a ‘centimetragem’ (impressos e digitais) e ‘minutagem’ (rádio e televisão) que também são métodos de mensuração, porém conseguem demonstrar com valores o espaço que foi utilizado em determinado veículo para sua divulgação. São, basicamente, o valor por centímetro e por minuto.
 
 
A IMPORTÂNCIA
 
Se você faz parte de uma assessoria de imprensa, a importância de oferecer o clipping para o cliente se dá na oportunidade de mostrar a ele os resultados de todo o trabalho que a assessoria realiza, pois será apresentado em conjunto com o relatório completo, com informações de releases, entrevistas, coletivas, etc, comprovando que o investimento está sendo válido.
 
Se é o cliente o caminho é o mesmo. Você está fazendo um investimento todos os meses para o trabalho da assessoria de imprensa e poder receber uma ‘prova’ de que não está gastando dinheiro atoa, pelo contrário, que ele está sendo bem utilizado, gerando visibilidade para você e sua marca, com certeza vale a pena.
 
 
COMO É FEITO
 
Hoje, existem muitas empresas, as ‘clipadoras’, que são especializadas nesse trabalho e são procuradas, na maioria das vezes, por assessorias que têm um número grande de clientes e, por isso, não dão conta de fazer a ‘clipagem’ internamente.
 
Há também empresas que oferecem diversos serviços que auxiliam no trabalho da assessoria de imprensa, incluindo o clipping. Neste caso, para a assessoria, gera facilidade, pois pode contratar com uma única empresa funções que vão ajudar no trabalho diariamente. 
 
Algumas empresas também fazem a ‘clipagem’ por conta própria, que é uma possibilidade quando não se tem muito investimento. Essa prática é mais provável em materiais impressos e online, já que para rádio e televisão seriam necessários mais recursos. Porém, dessa maneira, a assessoria corre o risco de não captar todas as notícias divulgadas na imprensa.
 

Escrito por: Jennifer Leite

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