O QUE É
O clipping é um serviço fundamental quando se fala em avaliação de
resultados de uma assessoria de imprensa. Ele é o principal indicativo a
ser avaliado em um relatório com as ações realizadas. Por meio dele, a
assessoria de imprensa dá um retorno ao cliente, mostrando onde o seu
nome, produto ou marca, foi veiculado a partir de seu trabalho. Esse
método de mensuração pode ser feito em jornais e revistas, portais e
canais online e, também, em rádio e TV. A única coisa que os diferencia é
a maneira em que o conteúdo será captado.
Além disso, o clipping se relaciona, comumente, com a ‘centimetragem’
(impressos e digitais) e ‘minutagem’ (rádio e televisão) que também são
métodos de mensuração, porém conseguem demonstrar com valores o espaço
que foi utilizado em determinado veículo para sua divulgação. São,
basicamente, o valor por centímetro e por minuto.
A IMPORTÂNCIA
Se você faz parte de uma assessoria de imprensa, a importância de
oferecer o clipping para o cliente se dá na oportunidade de mostrar a
ele os resultados de todo o trabalho que a assessoria realiza, pois será
apresentado em conjunto com o relatório completo, com informações de
releases, entrevistas, coletivas, etc, comprovando que o investimento
está sendo válido.
Se é o cliente o caminho é o mesmo. Você está fazendo um investimento
todos os meses para o trabalho da assessoria de imprensa e poder receber
uma ‘prova’ de que não está gastando dinheiro atoa, pelo contrário, que
ele está sendo bem utilizado, gerando visibilidade para você e sua
marca, com certeza vale a pena.
COMO É FEITO
Hoje, existem muitas empresas, as ‘clipadoras’, que são especializadas
nesse trabalho e são procuradas, na maioria das vezes, por assessorias
que têm um número grande de clientes e, por isso, não dão conta de fazer
a ‘clipagem’ internamente.
Há também empresas que oferecem diversos serviços que auxiliam no
trabalho da assessoria de imprensa, incluindo o clipping. Neste caso,
para a assessoria, gera facilidade, pois pode contratar com uma única
empresa funções que vão ajudar no trabalho diariamente.
Algumas empresas também fazem a ‘clipagem’ por conta própria, que é uma
possibilidade quando não se tem muito investimento. Essa prática é mais
provável em materiais impressos e online, já que para rádio e televisão
seriam necessários mais recursos. Porém, dessa maneira, a assessoria
corre o risco de não captar todas as notícias divulgadas na imprensa.
Escrito por: Jennifer Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário