Num momento econômico adverso, as companhias e organizações começam a
medir seus investimentos de uma forma mais precisa. Ao destinar verbas
para a publicidade, ainda mais num período de retração econômica, é
preciso que os anunciantes pensem racionalmente e a publicidade online é
a melhor opção para conquistar resultados bem medidos e comprovados.
A publicidade em TV e mídia impressa não para de diminuir, enquanto
na internet continua crescendo. Essa é uma tendência que se reflete nas
grandes publicações: na Forbes, por exemplo, 65% da renda da publicidade
vem atualmente dos anúncios digitais. Nas mídias tradicionais, provar
ao anunciante que a campanha realizada teve os resultados esperados é
bem mais difícil. Como a venda dos espaços publicitários é feita por
contexto e não por pessoa, não há como ter certeza de que o consumidor
que você procura terá acesso à sua propaganda.
Para as empresas que estão mais estruturadas, uma crise pode ser a
chance para emplacar modelos de negócio inovadores, oferecer soluções
criativas para o mercado e driblar o cenário negativo. Empresas que já
não estavam bem estruturadas podem ter seus destinos apressados pela
turbulência econômica. É por isso que essa hora não é necessariamente o
momento de cortar investimentos, mas sim de avaliar o que pode trazer
retorno mais otimizado e mensurável.
Investir em publicidade online - e em novos e poderosos recursos como
a mídia programática - traz essa racionalidade e eficiência para
atingir o consumidor que se deseja. Diferentes métricas permitem
avaliar, em tempo real, se sua campanha está alcançando o objetivo e
adaptá-la rapidamente caso não esteja. O meio online traz um grau de
transparência e flexibilidade muito raro de se obter em outras mídias.
Principal impulsora da publicidade online, a mídia programática
acompanha passo a passo o crescimento desse setor nos últimos anos. O
International Data Corporation (IDC) projeta que até 2018, no Brasil,
serão investidos mais de 55, 8 milhões de dólares nesse segmento. É um
mercado de 9 bilhões de dólares, que cresce a quase 30% ao ano de acordo
com dados do Boston Consulting Group - uma amostra de que a tecnologia
está otimizando os investimentos de agências e anunciantes.
E por aqui, as estimativas mostram que os investimentos em
publicidade digital em 2015 não refrearam. Pelo contrário, irão
apresentar alta de 14% em relação ao último ano. A mensagem é clara: em
tempos de crise, é hora de arregaçar as mangas e ir atrás do seu
consumidor. A melhor maneira de fazer isso? Publicidade online.
Escrito por Adriano Brandão
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