Pesquisas já mostraram que setores de RH e empresários visitam os perfis nas redes sociais on-line dos candidatos a vagas de emprego. E que comunidades como Odeio Acordar Cedo, Odeio Meu Chefe, queimam o filme de muita gente na hora de ser escolhido. Você pode ter um currículo maravilhoso, mas a sua atitude nas mídias sociais pode te atrapalhar na hora de conseguir um bom emprego.
Em redes sociais on-line voltadas para o profissional, como o Linkedin, o objetivo já está bem claro. Você apenas deve publicar informações sobre suas habilidades profissionais. Deve-se ter cuidado ao integrar esta rede a outras, como o Twitter, muitas vezes o que você publica lá não interessa a sua rede no Linkedin. Uma estratégia de marketing pessoal no LinkedIn precisa ser bem focada e sincera. E acredito que nem devo dizer aqui que não vale mentir, afinal na prática a sua mentira pode cair.
A consultora de carreira e imagem, Erika Saab, dá algumas dicas de uso do Linkedin:
• Jamais envie solicitações diretas para um usuário só porque ele trabalha na empresa em que você deseja trabalhar, solicitações diretas incluem mensagens na página do usuário e envio de emails para o mesmo, contendo currículos ou não, para falar do seu interesse pela empresa e pedindo indicações. Isso só é permitido se o mesmo estiver divulgando uma vaga e solicitando que enviem propostas para um email que ele tenha disponibilizado para isso.
• Se existe o interesse específico em atuar numa determinada empresa, acho que a melhor forma de ser “visto” por ela no Linkedin é participando dos fóruns na página da mesma.
• Nunca adicione um profissional de RH para depois ficar pedindo emprego para ele, isso é realmente muita “queimação” e corre o risco da pessoa colocar seus emails como spam ou te bloquear, tirando totalmente as suas chances de agir da forma correta quando uma oportunidade real aparecer.
• Nem todo mundo sabe, mas o Linkedin tem um lugar específico para busca de vagas divulgadas por consultorias de RH e empresas em geral, é só entrar na guia Empregos. Note também que o próprio Linkedin tem um sistema de envio de vagas que estejam de acordo com o seu perfil (formação, experiência, região…), estas aparecem logo abaixo de Vagas que talvez possam interessá-lo (a).
Fonte: Academia do Marketing
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