terça-feira, 18 de setembro de 2012

1ª Feira de Livros do Amapá

Será lançado nesta terça-feira, 18, às 10h, no Palácio do Setentrião, o projeto da 1ª Feira de Livros do Amapá (Flap), prevista para o período de 3 a 6 de novembro de 2012, na Escola de Administração Pública (EAP), Biblioteca Pública e no Teatro das Bacabeiras, com um corredor literário interligando os três locais.
 
A realização do evento faz parte do Plano Estadual do Livro e da Leitura. O investimento do governo do Estado no festival literário será de aproximadamente R$ 263 mil e visa o incentivo a leitura e o fortalecimento da literatura no Estado.

Para a realização do Plano Estadual, o governador instituiu um grupo de trabalho formado pelos titulares da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Zé Miguel, Escola de Administração Pública do Estado, Isabel Cambraia, Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Maria Lúcia Teixeira Borges, secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Elda Araújo, coordenadora do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) no Estado, Carla Nobre e o coordenador de eventos do governo estadual, Jean Alex Nunes.

De acordo com Carla Nobre, esta primeira edição da Flap, com o tema "Rio acima Mar abaixo", prevê o lançamento de cinco livros de autores locais, quatro mesas de debates, exposição de arte visual, vale livro para escolas, cinco apresentações teatrais, 10 contações de histórias, duas oficinas, além de 10 recitais e cinco palestras.

Carla Nobre explica também que será lançado um edital de chamamento público para os escritores amapaenses. A coordenadora elucidou ainda que terá 10 estandes de expositores do setor livreiro e 10 estandes do governo de setores ligados ao livro e a leitura. A feira contará com a presença de escritores da Guiana Francesa e de outros estados do Brasil.

Patrona da Flap
Segundo o secretário de Cultura, a patrona da Flap será a escritora quilombola Esmeraldina dos Santos, que publicou em 2002, o livro "Histórias do Meu Povo", onde conta histórias de sua família e apresenta uma das muitas versões para o significado da palavra Curiaú.
 
Em reunião com o GT no último dia 12, Camilo Capiberibe reafirmou seu compromisso com a produção literária no Estado e anunciou que, durante a Flap, será lançado edital para publicação de livros com o apoio do Governo do Amapá.

"A feira fortalecerá nossa cultura e promoverá a literatura do Amapá, além de interação com autores de outros estados. Também lançaremos, durante o evento, o edital para que os nossos escritores possam publicar suas obras", disse o governador.

Texto: Elton Tavares/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário