O Social Média Marketing é o
conjunto de ações e estratégias do marketing digital, que através das redes
sociais, promovem marcas, produtos e serviços. Elas são um dos pilares
que sustentam o inbound marketing e servem para alavancar o envolvimento e
relevância dos conteúdos. Ampliando o contato e o relacionamento entre a
empresa e seu público consumidor.
Uma das características do Social Média Marketing
é o relacionamento. Nesse âmbito, o objetivo principal é criar o contato com
seus clientes em potencial, fidelizá-los, e só então introduzir sutilmente a
mensagem publicitária. Através das redes sociais é possível criar uma maior
aproximação com o consumidor, conhecendo suas necessidades e interesses, a fim
de criar estratégias eficientes para conquistá-lo e divulgar a marca.
Mas não pense você, que fazer Social Média
Marketing é algo simples ou integralmente eficiente para a divulgação de uma
empresa. Ele deve ser aliado a outras diversas estratégias de marketing digital
e feito sob muitos cuidados. O conteúdo por exemplo, é algo que precisa ser
extremamente bem elaborado. Deve apresentar relevância para o público e tem que
ser customizado para cada rede social.
No Facebook, por exemplo, as
postagens não podem ser muito frequentes, embora também não devam ser muito
escassas. Imagens e vídeos junto aos posts são essenciais, pois recebem mais
interação nessa rede social. Sem contar na inclusão de links, que facilita o
acesso do usuário ao seu site ou blog.
No Instagram é extremamente
importante investir em fotos de qualidade. A rede é completamente imagética e
postar imagens de baixa qualidade agrega um aspecto negativo para a sua marca.
Use as hashtags que se relacionam com o seu conteúdo. Assim você vai se
destacar no feed e atrair novos seguidores.
No Linkedin a linguagem deve ser
mais formal, já que a rede é de cunho profissional. Os conteúdos devem ser
relevantes para a sua teia de contatos. Estudos de caso, dicas profissionais e
novidades do mercado de trabalho são boas abordagens.
Já no Youtube se atente ao
título do vídeo. Utilize palavras chave no nome e descrição do arquivo. Isso
otimiza as possibilidades de ser bem posicionado nas buscas do Google. E o
principal, mais uma vez, conteúdo! Seja atraente nos primeiros segundos do
vídeo. Esse é o momento em que o usuário se decide se fica ou não, e se você
não convencer, ele vai embora.
Além dessas quatro, existem outras inúmeras redes
sociais que podem ser exploradas pelo marketing, mas lembre-se, cada uma tem o
seu papel e conciliá-las aos demais pilares do inbound marketing é o que
garante seu sucesso. Sozinhas elas não fazem milagre, o inbound makerting faz!
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