As mídias sociais crescem cada dia mais. Com isso, a utilização delas
para publicidade e marketing digital tem se tornado uma ótima ferramenta
de estratégia para as empresas. A rapidez, a praticidade e as vantagens
que as plataformas digitais oferecem são capazes de trazer muita
visibilidade, retorno e benefícios para as marcas, principalmente, o
marketing feito no Facebook.
O
Facebook é hoje a rede social mais popular e acessada do mundo inteiro.
São 1,55 bilhões de usuários ativos, sendo que 1 bilhão visita a mídia
social pelo menos uma vez ao dia. O Brasil é considerado o segundo país
do mundo com a maior taxa de usuários novos por mês e já atinge a marca
de 90 milhões de pessoas inscritas. De acordo com relatórios divulgados
pela própria mídia social, as propagandas divulgadas no Facebook são as
mais vistas na web, ganhando até do Google. Por isso, não é difícil
concluir que o Facebook pode ser um outdoor maravilhoso para os seus
anúncios.
Para gerenciar o marketing no Facebook a maioria das empresas costuma
procurar agências especializadas em marketing digital e que sabem
cuidar da sua reputação na internet. Os resultados costumam surpreender
positivamente. Eu mesma já atendi diversos clientes que procuravam,
através do Facebook, aumentar a visibilidade positiva da sua marca e
estreitar relacionamentos com os clientes. E o retorno do investimento
foi muito bom em todos os casos, assim como mostra um estudo realizado
pelo Facebook: De 60 campanhas feitas na mídia social, 49% das empresas
aumentou o lucro retorno por 5 vezes mais o custo por anúncio.
Os motivos para pensar nesse tipo de investimento são vários.
Buscarei citar neste artigo alguns que considero os principais e que
mais chamam atenção das empresas.
Primeiramente é preciso destacar que a publicidade é feita de forma
segmentada e personalizada. Os anunciantes conseguem atingir grupos
específicos de acordo com seus interesses e necessidades. Filtram o
público que será atingido de acordo com a idade, interesses pessoais,
localidade, etc. O que é ótimo, pois anúncios que são direcionados para
um público personalizado são 387% mais propensos a serem falados entre
os colegas de trabalho, amigos e familiares, ainda de acordo com estudo
do Facebook.
Outra possibilidade é criar uma página de fãs. Dessa forma é possível
criar um engajamento e um relacionamento que contribuam para uma boa
construção da marca e lealdade do público. É possível, através de
textos, fotos e vídeos, oferecer promoções especiais, promover novos
produtos, campanhas publicitárias, atualizações sobre novos serviços,
além de criar eventos e convidar os clientes. Além disso, no Facebook, a
mensagem que a sua empresa passa é descontraída e cativante, o que faz
com que o público-alvo interaja de maneira positiva.
Um fator que também deve ser destacado é que os usuários do Facebook
oferecem um engajamento maior com o público. Afinal, eles visitam o site
não apenas para consumir informação, mas também para criar conteúdo.
Isso resulta em uma taxa de retenção mais elevada, que melhora a
visibilidade dos anúncios. Além disso, as campanhas on-line pelo
Facebook podem atingir seu público por um preço bastante acessível.
Existe uma grande quantidade de pacotes, que variam o preço de acordo
com quantas pessoas você pretende alcançar. Os valores podem variar
muito e se encaixar nos mais diferentes tipos de orçamento.
Mais um ponto interessante: a capacidade maior de atingir usuários de
smartphones. O Facebook possui o app para dispositivos móveis e é
acessado por cerca de 800 milhões de pessoas por dia através dos
celulares. Isso significa que o anunciante não só tem a capacidade de
atingir pessoas em seus computadores, mas em qualquer hora ou lugar.
Para completar, o Facebook fornece aos anunciantes dados completos de
quantas pessoas visualizaram seu anúncio, além de informações gerais
sobre eles. Dessa forma, a mídia social ajuda os anunciantes a
entenderem melhor quais tipos de anúncio chamam mais a atenção, qual é o
publico atingido, etc.
Trabalhar o Marketing no Facebook além de trazer novos clientes para a
sua empresa faz com que você conheça melhor, identifique e atinja o seu
público-alvo da maneira mais apropriada. Tiro certo e hoje, quase que
necessário, para todas as empresas que querem se destacar no mercado.
(*) Diretora de desenvolvimento de negócios da Status Labs,
empresa de gerenciamento de reputação online, marketing digital e
relações públicas dos Estados Unidos.
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