Planejada e organizada para gerar o maior volume de negócios e
movimentação econômica em comparação às edições anteriores, a 51ª
Expofeira abriu os portões das oportunidades ao povo do Amapá na noite
desta sexta-feira, 30.
Pelos próximos dez dias o Parque de Exposições da Fazendinha vai
evidenciar as potencialidades econômicas do Estado como uma grande
vitrine para intercâmbio de empreendimentos.
A programação que marcou a abertura do evento iniciou por volta de
19h, com a chegada da tradicional cavalgada da Associação dos Criadores e
Vaqueiros do Amapá (Acvap) na arena da vaquejada, dentro do parque. Foi
lá que o governador do Amapá, Waldez Góes, juntamente com
empreendedores do setor primário receberam as bençãos para os dez dias
de trabalho.
Em seguida a comitiva se deslocou ao Pavilhão de Negócios, onde
oficialmente foi aberta a Expofeira 2015 com o descerramento da fita da
estrutura gerenciada pelo Sebrae, realizador do evento junto com o
Governo do Amapá.
Antes de percorrer os estandes para conhecer os expositores e
investidores instalados no Pavilhão de Negócios, o governador agradeceu
aos parceiros que ajudaram a realizar e patrocinar o evento: Sebrae,
Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Basa.
Ele também falou das oportunidades econômicas que a feira oferece
para os empreendedores locais e de fora do Estado – estes com destaque
para o petróleo, gás, e soja. “A Expofeira é um evento que promove
muitas oportunidades, desde a sua preparação, quando gera empregos
temporários e durante os próximos dez dias”, completou.
Waldez também frisou que a expectativa de retorno da feira não é
somente durante os dez dias de evento, mas também para o pós-evento.
“Nos próximos meses, no próximo ano, é que será a época da colheita,
época de colher o que vamos plantar nestes dez dias. Aqui terão eventos,
negócios, treinamentos, exposições, que motivarão empreendedores e
investidores, tanto amapaenses quanto de fora, a apostarem no Amapá, em
virtude das potencialidades que serão apresentadas na Expofeira. Vamos
mostrar que as oportunidades que o Amapá oferece são altamente
vantajosas”, explicou o chefe do Executivo.
Já o superintende do Sebrae, João Carlos Alvarenga, destacou que a
feira foi pensada para criar um ambiente propício aos negócios. “Temos a
presença de grandes empresas de vários ramos, como petróleo e
agronegócio. A feira está criando este ambiente de futuro para o Amapá”.
Alvarenga também ressaltou a busca de alternativas no mundo dos
negócios como uma solução para enfrentar a crise econômica. “Mesmo na
crise as oportunidades existem e a Expofeira é uma delas”, reforçou.
Além dos palcos espalhados pelo Parque de Exposições, o primeiro dia
da 51ª Expofeira teve como atração principal na abertura da Arena de
Shows, a dupla sertaneja João Neto e Frederico.
Nova estrutura
Desenhada pelo Governo do Estado e Sebrae, a nova estrutura da
Expofeira foi setorizada. Os espaços agora serão usados para a exposição
de eixos econômicos baseados desde a mineração, logística, indústria e
turismo, até a tecnologia. O governador lembrou que o conceito da
Expofeira foi reformulado e frisa que essa nova visão é direcionada ao
desenvolvimento econômico do Estado.
“A programação tem ênfase na produção florestal e de alimentos como
base para o desenvolvimento econômico. Por isso, a feira foi preparada
para que os expositores, de dentro e de fora do Estado, possam fechar
negócios, apresentar novas tecnologias, e para que os empreendedores
tenham oportunidade através do fomento, através das linhas de crédito da
Afap [Agência de Fomento do Amapá], e de outras instituições de crédito
que convidamos para investir nos empreendedores amapaenses”, detalhou
Waldez Góes.
Fomento
O Governo do Amapá e o Sebrae articularam diversas linhas de
financiamento. Além da Afap, instituições de crédito como Banco do
Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Sistema de
Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), levarão à Expofeira
aproximadamente R$ 300 milhões em fomento para capital de giro,
estruturação física ou reforma de empresas, expansão dos negócios,
aquisição de equipamentos, entre outras aplicações.
Além da disponibilidade de recursos, os empreendedores terão
orientações de como acessar o crédito e até como empreendê-lo. As salas
de treinamento estão localizadas no Pavilhão de Negócios, onde também
estão os estandes dos bancos.
Produção de alimentos
Na área reservada ao setor de produção de alimentos, a feira dará
visibilidade aos segmentos da agricultura comercial e familiar,
pecuária, pesca e extrativismo. A concepção é demonstrar atividades do
campo com foco nas oportunidades e potencialidades de negócios no setor
agropecuário.
Na área da agricultura de produção comercial, uma plantação de grãos
com o cultivo de soja e milho mostra as técnicas de cultivo e
beneficiamento. Na agricultura familiar, foi criado um mini sítio com o
cultivo de espécies como mandioca, feijão, milho, melancia, açaí, banana
e hortaliças.
Também vai ser demonstrada a criação de pequenos animais como suínos e
aves, e a produção de abelhas sem ferrão. Na área da piscicultura,
espécies de peixes criados em cativeiro estão em exposição. Em um espaço
chamado "biofábrica" estão sendo expostas mudas de árvores frutíferas
resistentes a doenças e pragas.
A produção de leite e seus derivados está sendo apresentada pelo
Projeto Balde Cheio, que em um espaço específico conta com a exposição
de gado de corte em uma área de pasto, com toda a ambientação, que
mostra desde a produção do leite até seu beneficiamento.
Oportunidades
No espaço das oportunidades estão sendo apresentados protótipos,
processos, tecnologias, produtos e soluções inovadoras que ampliem e
melhorem a produção da indústria, mineração e da logística. Empresas
estabelecidas no mercado expõem o funcionamento e a produção de fábrica
de laticínios, de beneficiamento de pescado e de açaí.
Potencialidades
No Espaço das Potencialidades estão produtos e serviços com fins de
agregar, atrair e ampliar a capacidade produtiva e as possibilidades de
geração de negócios. Também estão sendo apresentadas as possibilidades
ainda não exploradas no Estado como a produção de rochas ornamentais.
Produção florestal
O Espaço de Produção Florestal apresenta a cadeia produtiva da
madeira com uso de equipamentos modernos, usados no processo de
beneficiamento da matéria prima. Agregado ao espaço está a área de
construção naval e civil.
Conhecimento
O Espaço do Conhecimento é voltado para treinamento, palestras,
seminários e mini-cursos. A estrutura é contemplada com uma sala para
100 lugares e outras duas para 50 lugares cada. Uma cozinha industrial
também foi implantada no espaço.
Produção florestal
A Produção Florestal apresenta as potencialidades da madeira e
oleaginosas como andiroba, pracaxi, copaíba, castanha do Brasil e as
oportunidades que o setor pode oferecer na industrialização de produtos
como alimentos, cosméticos e farmacêuticos.
Economia cultural
Embora tenha o grande foco na oportunidade de negócios, a Expofeira
deste ano não deixou de mirar os holofotes na economia movimentada pela
cultura de entretenimento. A organização do evento prevê uma média de 40
mil pessoas em cada evento do palco principal, na arena de shows, onde
se apresentarão atrações nacionais e locais.
Tradição
A primeira Expofeira do Amapá aconteceu em setembro de 1947, com a
denominação de I Feira de Animais e Produtos Agropecuários. O evento foi
criado pelo primeiro governador do Território Federal do Amapá, Janary
Gentil Nunes, para marcar o aniversário de quatro anos do desmembramento
do Estado do Pará e da emancipação política, geográfica e econômica do
território. Foi realizado na Praça Barão do Rio Branco, no centro de
Macapá. A cada ano, a feira começou a atrair um público maior e, em
1952, foi transferida para o Estádio Municipal Glicério Marques.
Já em 1966, um espaço exclusivo foi criado na antiga Fazenda Modelo
do governo territorial, que deu origem ao Distrito de Fazendinha. O
principal objetivo da feira, na época, era incentivar a produção
agrícola e a venda de produtos agropecuários.
O evento entrou no circuito nacional de feiras agropecuárias, mas
agregou outros valores ao perfil voltados para o entretenimento. Já a
edição deste ano concentra a concepção de feira de negócios, voltada ao
desenvolvimento econômico do Estado, através do estimulo à produção de
alimentos e à produção florestal.
51ª Expofeira
A 51ª Expofeira do Amapá, é uma realização do Governo do Estado e
Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no
período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil
metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é
transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento
econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de
Alimentos e Produção Florestal.
Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA,
Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação
Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e
Consórcio Equador.
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