
No
momento da ação, os fiscais verificam a forma de comercialização,
armazenamento do pescado, valores cobrados e formas de pagamento. Para
garantir o sucesso na hora da compra, são repassadas algumas dicas aos
consumidores, como: observar se o corpo do peixe está brilhante, limpo,
rijo e com cores vivas; se as escamas estão aderentes; os olhos,
brilhantes e ocupando toda a órbita; as guelras úmidas e avermelhadas,
com cheiro de plantas aquáticas; e o ventre, firme e roliço.
A
diretora do Procon, Nilza Amaral, diz que, além de informar os
consumidores, o Procon orienta os comerciantes a manter os alimentos
refrigerados para garantir a qualidade, explicando que os mesmos devem
ficar atentos às condições de higiene dos locais para que todos saiam
satisfeitos.
"Nossa
meta principal é garantir que todos os consumidores tenham, durante a
Semana Santa, o peixe de qualidade a preço justo, visto que nesse
período alguns estabelecimentos aproveitam a demanda para obter lucros
absurdos", pondera Nilza.
A
feirante Maria do Carmo ressalta que essa é a data em que mais se vende
peixe, e que é um momento muito esperado pelos comerciantes. Afirma
estar consciente de que os valores cobrados devem ser justos.
"Esse
é um período de vendermos muito, mas com respeito ao consumidor, que
deve comprar o peixe com um valor justo sem acréscimos absurdos", diz
Maria.
A
consumidora Elaine Duarte, que se encontrava no estabelecimento durante
a fiscalização, comenta estar feliz em saber que o Procon e a Pescap
estão atuando na fiscalização porque, dessa forma, os preços cobrados
não serão abusivos.
"É
muito importante mostrar para a população que o consumidor tem seus
direitos garantidos por lei, basta procurar o Procon e denunciar",
conclui Elaine.
Cristiane Mareco/Secom
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