quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Destacamento do Exército Brasileiro em Oiapoque vai virar Batalhão

Enquanto na Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa em Oiapoque se discutia a necessidade da maior presença do Estado brasileiro naquela faixa de fronteira, o representante do Exército Brasileiro no evento anunciou que o atual destacamento da instituição em Clevelândia do Norte subirá de patamar, de uma Companhia Especial de Fronteira, como é hoje, para um batalhão, um aumento no efetivo de militares na ordem de 300%, medida bastante comemorada pelos deputados.

Relações Públicas do Exército em Oiapoque, o tenente Nelson Dias Leone foi à cerimônia da Assembleia Legislativa representando o comandante da Companhia Especial de Fronteira, o capitão Attila Zoltán Balczó de Andrade, que não compareceu por estar em outra missão internacional. Segundo o pronunciamento do tenente Leone, trata-se do projeto de expansão da presença do Exército na fronteira Amapá, que poderá dotar Macapá de uma Brigada de Infantaria, daí a elevação de nível da atual Organização Militar em Oiapoque.

O militar também destacou ser oportuno o debate levantado pela Assembleia Legislativa, afinal, disse ele, todas as questões direta ou indiretamente acabam por interferir nas rotinas operacionais da tropa. “Nossos soldados são acima de tudo cidadãos oiapoquenses, que sentem na pele os problemas do lugar”, disse Leone, que falou também das carências educacionais de boa parte dos jovens que incorporam nas fileiras do Exército na região.

Neste sentido, o oficial do Exército explicou que além dos ensinamentos da doutrina militar, os recrutas recebem orientações de cidadania e também valores para a vida inteira. “Mas nossos oficiais e sargentos também acabam por ministrar disciplinas do currículo escolar, como as operações matemáticas e língua portuguesa”, contou o militar.

Recentemente houve mudança na legislação pertinente ao patrulhamento de fronteira no Brasil, dando poderes de polícia ao Exército Brasileiro, que agora tem poderes para proceder abordagens a embarcações, carros, aviões e até pessoas, com vistas a combater o ilícito, seja no campo criminal ou ambiental.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – Decom

Nenhum comentário:

Postar um comentário