Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) preparou uma programação exclusiva de atendimento à saúde da mulher no período de 6 a 8 deste mês. O evento faz parte da campanha que o governo do Estado está pondo em prática com todos os órgãos, e tem como objetivo oferecer serviços e divulgar as ações desenvolvidas pelo poder público. Nesse caso, as ações são voltadas para a mulher.
Nesses dias, as mulheres vão usufruir de diversos serviços como palestras, mesa redonda, emissão de documentos, consultas ginecológicas e odontológicas, coleta de PCCU, ações de orientação em alimentação, meio ambiente, combate à dengue, prevenção de DSTs e Aids, distribuição de 2 mil preservativos, além de serviços de beleza que incluem maquiagem, corte de cabelo, depilação, escova e massagem.
História do 8 de março
No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, localizada na cidade norte-americana de Nova Iorque, fizeram uma greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho como redução na carga diária para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma Conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.
Confira a programação
06/03 - Cerimonial de abertura; ato cristão ecumênico; show com cantora da terra; show com a cantora Verônica dos Tambores; distribuição de brindes e coquetel
Local: Hospital Mãe Luzia, às 9h
06/03 - Palestra sobre a importância do aleitamento materno
Local: HMML, às 9h
06/03 - Palestra "A mulher amazônica: conquistas e desafios
Local: Auditório do Hospital da Criança e do Adolescente, às 8h30
06/03 - Mesa redonda no auditório do HCA, às 9h30
06/03 - Ciclo de palestras "Diversos papéis da mulher", "Direitos da mulher e violência doméstica", "Movimento feminista"
Local: HCA, das 14h30 às 16h30
07/03 - Maquiagem; corte de cabelo; depilação; escova; emissão de documentos de identidade e cartão do SUS; consulta ginecológica; coleta de PCCU; consulta odontológica e massagem
Local: Hospital da Criança e do Adolescente, das 8h às 12h e das 14h às 18h
07/03 - Palestra: Câncer no colo do útero
Local: HMML, às 9h
07/03 - Palestra sobre violência sexual
Local: HMML, às 15h
08/03 - Coleta de PCCU
Local: HMML, às 14h
08/03 - Ações de orientação (alimentação saudável no ciclo de vida, saúde e meio ambiente com ênfase no combate ao mosquito da dengue, malária e água; prevenção de DSTs e Aids; prevenção da violência contra a mulher e estímulo à cultura da paz) e serviços (imunização e distribuição de dois mil preservativos)
Local: Colégio Amapaense, às 8h
08/03 - Massoterapia, quiropraxia, reflexologia auricular, ioga, aferição de pressão arterial
Local: Colégio Amapaense, às 8h
08/03 - Saúde da trabalhadora, ergonomia e oficina de dança
Local: Colégio Amapaense, às 8h
08/03 - Cálculo do IMC (peso x altura)
Local: Colégio Amapaense, às 8h
Texto: Sônia Sandim/Sesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário