quinta-feira, 29 de março de 2012

AUSÊNCIA DO PODER PÚBLICO EM AUDIÊNCIA NA CÂMARA DE VEREADORES DE MACAPÁ REVOLTA MORADORES DO BAIRRO JARDIM AMERICA


Com objetivo de debater as problemáticas que afligem a população do bairro Jardim América, a Câmara Municipal de Vereadores de Macapá, por meio de solicitação do vereador Marcelo Dias (PSDB), realizou na última quarta-feira (28) uma Audiência Pública com a participação dos moradores da comunidade. 

Apesar da importância da iniciativa os representantes das secretarias da Prefeitura Municipal de Macapá, que foram convidados com antecedência, não compareceram na audiência. Para o Vereador Marcelo Dias isso demonstra a falta de compromisso da PMM com a comunidade do Jardim América. “Hoje não veio ninguém da Prefeitura para responder as perguntas de vocês. E isso representa descaso com a população macapaense”, disse o vereador. 

O bairro que surgiu em 2008, após uma invasão, sofre com problemas de regularização fundiária. De acordo com informações de moradores, o antigo dono do terreno que hoje abriga o Jardim América, Sandro Azevedo, teria vendido o local para o governo do Estado pelo valor de 1,5 milhões de reais e depois penhorado o espaço no Banco da Amazônia (BASA). 
Com isso, cerca de 4 mil famílias que residem no bairro não conseguem regularizar seus imóveis. Seu Vicente Pereira é morador do bairro há quase dois anos e diz que a principal dificuldade do local é não ter a posse do terreno. “Eu vim aqui exigir do poder público a posse do terreno da minha casa, pois sem isso eu não posso fazer nenhuma benfeitoria na minha residência”, afirmou o morador.

A falta da regularização fundiária também faz com que outros problemas afetem o bairro. Dona Cleide Monteiro afirma que a comunidade faz o que pode para sobreviver no local. A moradora diz que a energia só existe no bairro devido a ligações elétricas irregulares e a água só chega às casas por meio de poços amazonas e artesianos. “Nosso objetivo aqui hoje não é brigar e sim conseguir melhorias para o bairro”, disse Cleide.

Outras dificuldades que afligem os moradores são a falta de uma escola, um posto de saúde e de transporte público. “Para ir para escola nossos filhos têm que ir andando, pois nem mesmo os ônibus querem fazer o transporte”, afirmou a moradora Ana da Silva.

Durante a audiência o Vereador Marcelo Dias garantiu aos moradores que com a ajuda do deputado Estadual Michel JK e do deputado Federal Luiz Carlos vai buscar soluções para resolver os problemas da comunidade. O primeiro passo é solicitar explicações do Governo do Estado e do BASA sobre a regularização do terreno. Após isso, o vereador irá cobrar da PMM benfeitorias para o local. “O vereador não pode executar, mas pode cobrar. E é isso que eu vou fazer”, concluiu Marcelo Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário