sexta-feira, 16 de março de 2012

Agentes municipais de trânsito protestam vetos da PMM

Um dos motivos é o veto da implantação do plano de carreira e salário da categoria

A Câmara Municipal de Macapá (CMM) foi tomada por agentes municipais de trânsito, ontem, 15, pela manhã, durante sessão dos vereadores da capital. O motivo da ocupação das galerias daquela casa de leis foi por conta da reivindicação de sete vetos assinados pela Prefeitura à Lei n° 016/2011, que transformou a Empresa Municipal de Transporte Urbanos (EMTU) em autarquia, mudando para Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMAC).
Segundo o líder do movimento, o agente Eduardo, a apreciação dos vetos foi tirada propositalmente da pauta da Câmara, tanto que a classe foi chamada para uma fiscalização de última hora na cidade, porém em meio a protesto e chuva, foi cancelada.

"Queremos a revisão dos vetos, principalmente do artigo 24 no parágrafo 5°, pois sem esse direito imposto por ele, nós não temos uma garantia de serviço", afirmou Eduardo.

O art. 24, vetado pela PMM, garante o plano de carreira e salários aos agentes municipais. De acordo com a classe, há 14 anos eles estão lutando por essa causa, pois devido ao trabalho árduo que exercem, os mesmos se julgam dignos de serem promovidos ao longo da carreira.

"Trabalhamos de ponta a ponta da cidade e não somos recompensados devidamente por isso. Então estamos tentando sensibilizar os vereadores no que diz respeito da luta por esse direito que foi vetado", desabafou Eduardo.
Para a categoria, a implantação da CTMAC não foi planejada corretamente, sem que fosse realizado um estudo para saber a real possibilidade de transformar a EMTU em autarquia, e ainda supõem que isso é apenas uma "jogada" para usá-la de má fé, afinal, com essa mudança a Companhia terá autonomia financeira entre outras regalias.

Ao todo, a PMM possui 48 agentes municipais, divididos em dois grupos de 24, que se desdobram em fiscalizações de mototaxistas, taxistas, lotações; e na ordenação do trânsito.

Texto: Diário do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário