Técnicos da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) iniciaram avaliação nos equipamentos de computação móvel que possibilitam a leitura e impressão simultânea em faturas de energia elétrica. O objetivo é informatizar o processo de leitura da empresa, realizada por profissionais responsáveis pela medição do consumo de energia elétrica (leituristas). Os testes aconteceram no Cabralzinho, mas devem ser realizados em outros bairros, para análise da diretoria executiva da empresa.
Atualmente o processo de leitura de faturas passa por um procedimento demorado, onde inicia com a saída do leiturista para fazer a coleta de dados nas Unidades Consumidoras (UC), seguida de retorno à empresa para envio de informações ao departamento de fatura da (CEA), para então serem realizadas as impressões e entrega dos talões.
No novo sistema o leiturista deverá efetuar a leitura da UC, imprimir e entregar de imediato a fatura ao consumidor, ou em local adequado, geralmente em caixas de correio.
“Uma das preocupações dos usuários é com a resistência do papel, mas a empresa que fornece o produto garantiu que dura pelos menos cinco anos e não danifica no contato com a água”, disse o chefe da Divisão Comercial da CEA, Moises Alencar.
“Sem dúvida trata-se de uma tecnologia de ponta que torna o processo mais rápido, já que o leiturista faz simultaneamente três atividades dentro do processo comercial: leitura, faturamento e entrega”, complementou Jucicleber Castro, diretor técnico da CEA.
O Kit de leitura compõe uma maquineta, parecida com as que são utilizadas em compras de cartão de crédito, além de uma impressora móvel, com uma bobina impermeável por impressão termográfica.
A medição é 100% informatizada, possibilitando o faturamento on-line, ou seja, o sistema lê o consumo, calcula o valor final e reenvia os dados para liberação da impressão que possibilita a entrega imediata da fatura ao consumidor.
Em dias de chuva o leiturista poderá fazer a impressão de várias (UCs) em abrigos improvisados ou no próprio carro para proteger o equipamento.
O supervisor de equipe dos leituristas, Raimundo Pelaes Pantoja, trabalha neste setor há 35 anos e aprovou o novo serviço. “Sem dúvida será um componente importante para a realização do nosso trabalho, pois o resultado será constatado tanto pelos leituristas, quanto pelos próprios consumidores, que poderão acompanhar o processo de leitura e saber na hora, quanto deverá pagar pelo consumo de energia elétrica”.
O diretor administrativo e financeiro da CEA, Azolfo Gemaque, aposta no novo sistema. “Nossa meta é oferecer um trabalho de qualidade ao usuário de energia elétrica e essa iniciativa é mais uma alternativa, a exemplo dos Estados do Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, que já contam com esses serviços”, ressaltou.
Mesmo se for aprovada a realização da medição e entrega de faturas de energia elétrica de maneira simultânea, a empresa continuará emitindo a segunda via dos talões pela CEA Web, Central de Tele-Atendimento (CTA), auto-atendimento e nos guichês nas agências.
Tina Sanches
Ascom/CEA
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