sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sentindo na pele: presidente da EMTU embarca no transporte coletivo


O presidente da Empresa Municipal de Transporte Urbanos Carlos Sérgio Monteiro foi fiscalizar pessoalmente o transporte coletivo na manhã de quinta-feira, dia 10. Carlos saiu da zona norte a zona sul de ônibus para conversar com os trabalhadores e outras pessoas que tem o transporte coletivo como principal meio de transporte e ouviu reclamações que vão dos atrasos a falta de educação dos motoristas e cobradores. “As pessoas esperam muito tempo nas paradas e reclamam com razão. Hoje o número de veículos que temos não atende mais a nossa demanda. Temos pouco mais de 150 veículos, enquanto que o ideal seria 200. A EMTU iniciou uma licitação para ampliar frota e melhorar a qualidade dos ônibus, mas o processo está parado por que o Tribunal de Contas do Estado suspendeu o processo para fazer mudanças e até agora não nos deu resposta. Essa licitação é urgente. É a maneira que temos de resolver o problema. 

Estamos buscando a solução. Não temos dinheiro, mas temos muita disposição para trabalhar”, afirma Sérgio.

 Além da ampliação da frota, Carlos aponta a necessidade de aumentar o efetivo de fiscalização dos horários de saída e chegada dos ônibus para coibir desvios de rota e evitar que as pessoas passem muito tempo esperando nas paradas. “Não temos agentes suficientes para fazer a fiscalização. São 20 agentes para fiscalizar ônibus, taxi, mototaxi, cargas e fretamento. Precisamos de mais pessoal. O que pode ser feito, nós estamos fazendo. Infelizmente os problemas foram se acumulando durante anos, mas nós estamos trabalhando para dar uma resposta a nossa comunidade”, finaliza Monteiro, que estava acompanhado do diretor de transito Jair Andrade e de um técnico que presta consultoria para EMTU.

 Concurso publico

 Para reforçar a fiscalização, a EMTU vai fazer concurso publico para contratação de 100 novos agentes de trânsito e transporte, mas primeiro, a EMTU deve ser transformada em autarquia. O projeto deve ser envidado para aprovação da câmara nos próximos dias.

 Bilhete Único

Além da licitação para as linhas de ônibus, a EMTU também esta fazendo licitação para o Bilhete Único, que vai permitir que o usuário pegue dois ônibus pagando uma única passagem. Na semana que vem, a EMTU vai fazer um teste com a estrutura que já existe para implantação da medida. A previsão é de que o Bilhete Único esteja funcionando até o inicio do ano que vem.

Ascom/EMTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário