Destacar-se frente à concorrência e conquistar novos clientes e
franqueados são desafios que todas as franquias enfrentam diariamente.
Para tornar a rede mais conhecida, posicionar a marca no mercado e
construir uma imagem sólida, é preciso adotar diferentes estratégias
simultaneamente. No entanto, a melhor forma de garantir credibilidade
durante esse processo é investindo em comunicação, principalmente, em
assessoria de imprensa.
Aparecer na mídia editorial, de forma espontânea, ajuda a tornar as
marcas mais conhecidas e lembradas pelos consumidores, fazendo com que
eles atribuam valores à empresa e, consequentemente, construam uma
imagem da organização. O que poucas pessoas sabem é que essa
visibilidade pode contribuir, e muito, na atração de leads para o funil de vendas
das franquias. Uma vez que mais pessoas conhecem a sua marca, fica mais
fácil chegar aos clientes que tem interesse em comprar seu produto ou
serviço. Assim, a assessoria de imprensa cumpre seu papel de abastecer o
funil de vendas, caracterizando-se como a primeira etapa de uma longa
jornada que o cliente faz antes de converter a compra.
Fazer as marcas aparecerem nos noticiários não é uma tarefa fácil.
Costumo dizer que a assessoria de imprensa funciona como uma ponte,
construindo relacionamento entre clientes e jornalistas. É papel do
assessor de imprensa construir a mensagem da sua franquia de forma que
ela seja atrativa para as redações e fácil de ser aproveitada pelos
veículos de comunicação. É preciso cruzar o interesse entre os dois
elos.
Outro diferencial de se investir em assessoria de imprensa para
franquias é que se atua em duas frentes diferentes, complementares e
essenciais para o sucesso do negócio. Primeiro, ela fortalece a imagem
da sua marca, fazendo com que a empresa apareça tanto nos meios de
comunicação de massa quanto nos veículos que representem o nicho do seu
público alvo. Dessa forma, a franquia se torna mais conhecida e atrai
diretamente o consumidor final. Quanto mais visibilidade a empresa
conquista, mais fácil é manter as unidades cheias de clientes.
Já a outra vertente de atuação está na expansão da rede. Também é
trabalho da assessoria de imprensa tornar a franquia atraente para
investidores e potenciais franqueados. Fazer a empresa aparecer em
veículos especializados no setor – ou que sigam uma linha editorial com
foco em economia, negócios, empresas, empreendedorismo, inovação, entre
outras – é uma forma de contar a história de sucesso da rede e aparecer
para as pessoas que podem ou desejam comprar uma unidade. Com isso, você
oxigena o departamento de expansão com novos candidatos.
Um dos papéis mais importantes da assessoria de imprensa para
franquias é acertar o conteúdo de acordo com o perfil editorial de cada
veículo. A estratégia de comunicação precisa estar alinhada ao
planejamento de crescimento da empresa. Se o desejo é expandir a rede e
encontrar franqueados, a agência precisa direcionar seus esforços para
as mídias de negócios. No entanto, se a ideia é fortalecer a marca entre
os consumidores finais e atrair novos clientes, a assessoria de
imprensa deve trabalhar na mídia segmentada e de massa.
A comunicação é peça indispensável para as redes de franquias, afinal
de contas quem não é visto não é lembrado. E se não é lembrado, quem
dirá comprado! Hoje em dia, muito mais do que consumir produtos e
serviços, as pessoas querem criar relacionamento com as marcas que amam
e, principalmente, conhecer as empresas e a origem do que estão
consumindo. Por isso, é tão importante que seu negócio não poupe
esforços para construir um excelente relacionamento com seu público
alvo. Presença nas mídias sociais e marketing de conteúdo tornaram-se as novas etapas incorporadas ao funil de vendas. Mas esse é assunto para um próximo texto.
Fonte: http://www.informamidia.com.br
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