Muito se ouve falar na atualidade sobre estes dois termos, Mídias Sociais e Redes Sociais, porém várias pessoas se confundem ao tentar defini-las ou se quer imaginam que possam ser coisas diferentes.
Mas afinal, existe ou não existe diferença entre Mídias Sociais e Redes Sociais?
Sim, existe! Toda a confusão começa na adaptação desses termos para o espaço virtual. Tanto as mídias sociais quanto as redes sociais, são termos que já existiam antes mesmo do surgimento da internet, porém com o surgimento das plataformas digitais de interatividade, estes termos foram adaptados para web. Mas essas ferramentas constantemente mudam, modernizam ou seus usuários variam a maneira de usá-las, daí a confusão.
As redes sociais estão ligadas diretamente a relacionamento, e sempre estiveram presentes na sociedade desde que o mundo é mundo, tendo como principal objetivo aproximar pessoas com interesses em comum. Dentro do ciberespaço, isso não é diferente, as redes sociais digitais exercem a mesma função, são um espaço online onde pessoas interagem, expõe suas ideias e partilham de interesses em comum.
Já as Mídias Sociais são definidas como um canal de descentralização e veiculação de informações. É a produção de conteúdo de muitos para muitos. As Mídias Sociais são veículos de comunicação com objetivo principal a produção, divulgação e compartilhamento de conteúdos. Permitem a interação de seu público, porém as relações ficam em segundo plano.
Outro item que dificulta essa classificação é que as redes sociais são parte das mídias sociais, é como se fosse uma subcategoria da última, pois ao mesmo tempo em que as pessoas se relacionam, também usam a ferramenta para produção e divulgação de conteúdo.
Mas a pergunta que não quer calar: Facebook, Twitter, Youtube, Blogs, Google+, são mídias sociais ou redes sociais?
Pelo objetivo principal de cada ferramenta até poderíamos definir qual seria usada como rede de relacionamento e qual seria usada como plataforma de produção e compartilhamento de conteúdos, porém essa resposta depende muito da forma e finalidade que cada usuário usa para se comunicar com cada uma dessas ferramentas.
Ainda existe uma linha tênue que divide essa classificação, por isso muitos profissionais de marketing digital defendem a ideia de padronização desses dois termos, uma vez que se apresentam cada hora com uma definição e sempre geram discussões acerca desse assunto.
Por: Camila Teixeira
Publicitária, Pós-Graduada em Linguagens Midiáticas.
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