quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Empreendedor Individual: Número de inadimplentes chega a 60% no Amapá



Hoje no Amapá, são mais de 7 mil empreendedores individuais formalizados, 60% estão inadimplentes e ainda não fizeram a Declaração Anual de Rendimentos


Fernanda Picanço

A partir de março o Sebrae no Amapá inicia uma Campanha de Educação Fiscal em conjunto com instituições e órgãos parceiros envolvidos no atendimento ao Empreendedor Individual.  Eventos de capacitação, seminários e orientação são formas de apresentar os benefícios da formalização empresarial e tem o objetivo de contribuir com a redução do índice de inadimplência no estado. Hoje no Amapá 60% dos empreendedores formalizados estão inadimplentes.

Durante os meses de janeiro a maio, o Sebrae recebe os empreendedores para orientações gratuitas e repasse de informações sobre regularização. O prazo para a formalização termina no dia 31 de março.

Segundo o gestor do Projeto Orientação ao Empreendedor Individual do Sebrae, Iranei Lopes, no estado do Amapá, o número de Empreendedores Individuais formalizados já ultrapassa 7 mil. "Estamos convocando todos os empreendedores individuais formalizados até 2012 e que por algum motivo estejam com atraso no pagamento (DAS), para procurarem o Sebrae, pois queremos ajudá-los a se regularizar e garantir os benefícios previdenciários, trabalhistas, de crédito e justiça”, orienta o gestor Iranei Lopes.

Ele afirma ainda, que o Sebrae quer chamar a atenção quanto a inadimplência, pois o não pagamento impede que o empreendedor tenha direito aos benefícios da Previdência Social, tais como aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-maternidade, entre outros.

Além da inadimplência, o Sebrae orienta o Empreendedor Individual que a Declaração Anual de Rendimentos serve como base de informação para avaliar o crescimento e organização do negócio. O empreendedor que não entregar a declaração no tempo hábil está sujeito à multa e não usufruirá dos benefícios oferecidos para a categoria.


Para maiores informações o empreendedor pode acessar o site: www.portaldoempreendedor.gov.br .


Serviço:
Sebrae no Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário