Nos dias 11 e 12 deste mês, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizará uma ampla campanha de imunização no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). O objetivo é vacinar aproximadamente 2 mil detentos contra a Tríplice Viral, Hepatite B e H1N1.
A ação será executada pela Coordenação Estadual de Saúde Prisional e recebe apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Macapá e Centro de Saúde Cabralzinho, que vai disponibilizar servidores municipais para auxiliar na campanha.
O coordenador de Saúde Prisional da Sesa, Manoel Braga, reforçou que a ação ocorrerá das 8h às 17h, e envolverá cerca de 50 servidores, entre profissionais de saúde e agentes penitenciários.
O coordenador antecipou que nos dias 27 e 28 deste mês, haverá um curso de capacitação destinado aos agentes penitenciários e educadores prisionais, profissionais que atuam na segurança dos pavilhões masculino e feminino do Iapen. "Esses servidores do Iapen receberão capacitação para a identificação preliminar de doenças como Tuberculose e Hanseníase".
A partir do curso, os agentes prisionais terão a capacidade de identificar clinicamente eventuais casos de Tuberculose e de Hanseníase em detentos ou detentas do complexo penitenciário. A capacitação será ministrada por técnicos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), instituição que atua na prevenção e combate a essas duas patologias.
Para este semestre, a Sesa anuncia ainda que haverá a busca ativa naquele complexo penitenciário junto aos detentos para identificar casos de Tuberculose e Hanseníase. Haverá também uma ampla campanha de prevenção e combate a Aids dentro do Iapen, que vai envolver palestras, distribuição de preservativos e a realização do Teste Rápido de HIV.
Edy Wilson Silva/Sesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário