A Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo) estará realizando a 12ª edição de seu mais tradicional evento: o Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca, no período de 19 a 24 de abril. O palco será o rio Araguari, lugar que é conhecido pelos veteranos caçadores como o "Havaí das Pororocas".
De acordo com presidente da Abraspo, Noélio Sobrinho, a dinâmica da competição terá a seguinte logística. Nesta quinta-feira, 19, todos os envolvidos serão recebidos no Aeroporto Internacional de Macapá e acomodados no hotel de apoio. Nesta sexta-feira, 20, às 9h, todos os participantes serão conduzidos ao Palácio do Setentrião, onde o governador Camilo Capiberibe irá pessoalmente dar as boas-vindas aos atletas e demais convidados, abrindo oficialmente a 12ª edição do Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca.
Após a cerimônia oficial de abertura do evento, todos seguirão até o Porto de Macapá, de onde partirá a embarcação que levará todos os participantes até a foz do Rio Araguari e que também servirá de hotel flutuante até o final da competição.
Noélio disse que no sábado, 21, será organizada uma sessão de free surf para a realização da primeira operação de ataque à pororoca do rio Araguari. "Será a hora de cada atleta estudar a bancada, definir sua estratégia, treinar o ataque à onda e se familiarizar com os dispositivos auxiliares, como os jets skis, as bananas boats, as lanchas voadeiras e seus operadores. Também será um momento crucial da competição, já que parte dos competidores fará ali a sua estreia em pororocas", comentou.
Noélio concluiu dizendo que após esse contato inicial a Direção de Prova analisará e discutirá com os pilotos e profissionais da imprensa a forma mais segura e adequada para o registro do fenômeno e dos atletas.
A competição verdadeiramente cai na água nos dias 22, 23 e 24, que é quando a adrenalina corre solta em ondas que poderão alcançar a incrível marca de 4 metros de altura e durar quase uma hora e meia sem interrupção, condições raras até mesmo para os padrões de ondas de maré.
Texto: George Noronha/Abraspo e Rodolfo Santos/Sedel
Nenhum comentário:
Postar um comentário