segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Secretaria de Saúde disponibiliza mais de 600 mil preservativos no Carnaval


Este ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai disponibilizar mais de 600 mil preservativos à população durante o período do Carnaval. A campanha, intitulada "Folia da Prevenção", ocorrerá no período de 13 a 16 deste mês, nos turnos da manhã e tarde e se concentrará em frente de lojas de Macapá e Santana. Durante a noite, a ação acontece em bares e casas noturnas da capital.

A coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, Sonja Leite Farias, reforçou que durante a ação haverá distribuição de preservativos e de panfletos educativos que reforçam a necessidade de se prevenir contra a Aids.

Segundo Sonja Leite Farias, o último dia de campanha, 16 de fevereiro, será considerado o dia "D", onde o governo do Estado e os demais municípios se unirão em prol do mesmo objetivo, que é sensibilizar a população contra a Aids. A coordenadora ressaltou que todos os 16 municípios estão recebendo uma cota em dobro de preservativos para que cada localidade tenha a oportunidade de atuar na distribuição de preservativos.

A campanha "Folia da Prevenção" vai reunir cerca de 40 profissionais de saúde, entre técnicos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Assessoria de Comunicação da Sesa, Atenção Básica, Enfermeiros do Riso, entre outros.

Sambódromo
Durante os quatro dias de Carnaval no Sambódromo, que acontece de 17 a 20 deste mês, com os desfiles dos blocos e das escolas de samba, a campanha "Folia da Prevenção" também estará presente com distribuição de preservativos e de panfletos educativos. Na terça-feira, 21, dia do tradicional desfile do bloco "A Banda", a campanha se repete.

Paralelo a este trabalho, a Sesa vai instalar dez dispensadores de camisinha nos cinco barracões da Cidade do Samba, dois em cada barracão. A intenção é facilitar o acesso dos insumos de prevenção (camisinha masculina e gel lubrificante) aos carnavalescos, brincantes, foliões e a população em geral. A iniciativa faz parte do projeto "Prevenção mais perto de você", que deverá ser lançado oficialmente no Estado ainda neste semestre, abrangendo escolas públicas e particulares, unidades de atenção primária à saúde, associação de moradores e instituições públicas.

Edy Wilson/Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário