sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Comissão Organizadora do Carnaval 2012 divulga balanço da festa

A Comissão Organizadora do Carnaval amapaense divulgou o balanço dos trabalhos feitos durante o Carnaval na manhã desta quinta-feira, 23, para a imprensa, por meio de uma coletiva. Na ocasião, foram repassados alguns dados relacionados a segurança, trânsito, geração de emprego e renda, saúde, entre outros, durante o período carnavalesco.

Para a presidente da Comissão Organizadora do Carnaval e diretora da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), Ivana Antunes, o Carnaval amapaense superou as expectativas e afirmou que o valor repassado à Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesa) pelo governo do Estado foi de cerca de R$ 2,5 milhões, o que possibilitou a garantia antecipada da confecção das alegorias e fantasias, além das contratações temporárias.

A maior festa popular de todos os tempos juntou alegria e ainda proporcionou a geração de emprego e renda que, de acordo com o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Mineração, José Reinaldo Picanço, 183 microempreendedores locais tiveram a oportunidade de receber capacitação, como cursos de abordagem ao cliente e manipulação de alimentos para o período da festa.

O Carnaval amapaense, que teve início no dia 17 e terminou na última terça-feira, 21, com a apresentação do bloco "A Banda", trouxe um investimento na área do turismo. De acordo com uma pesquisa de opinião, realizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), 98% dos turistas aprovaram o evento.

Outro fator positivo foi a campanha de trânsito "Neste Carnaval dê preferência à vida", realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP), que resultou na diminuição dos acidente nas ruas de Macapá e nos demais municípios. De acordo com o diretor-presidente do Detran, João Gomes, não houve nenhum registro de vítima fatal em acidente de trânsito.

Outra novidade do Carnaval foi a cobertura realizada pela mídia internacional, como o jornal francês France-Guyane. Para o coordenador de Comunicação da Secom, Eduardo Neves, a propaganda realizada na Guiana Francesa e em Belém foi um grande avanço que resultou no despertar do olhar turístico para o Carnaval amapaense.

No encerramento da coletiva, o secretário de Estado da Cultura, Zé Miguel, falou de alguns projetos de intercâmbio cultural, que já estão sendo preparados para o Carnaval 2013. A coletiva teve início às 9h, foi realizada na Sala de Imprensa do Sambódromo e contou com 11 veículos de comunicação.

Texto: Amelline de Queiroz/Secom


Nenhum comentário:

Postar um comentário