O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP) realiza no período de 13 a 16 de dezembro, a "Operação Especial de Olho nas Compras". A ação acontecerá nos supermercados de Macapá e Santana, com o objetivo de garantir que o consumidor não seja lesado ao adquirir determinados produtos, especialmente os mais procurados durante as festividades de fim de ano.
Na lista de produtos fiscalizados pelos técnicos estão: bacalhau, frutas cristalizadas, panetones, queijos, castanhas, vinhos, pernil, bebidas, biscoitos, entre outros.
Segundo a diretora do Ipem Aline Gurgel, durante a operação, os fiscais irão identificar se há eventuais falhas na quantidade dos produtos, evitando que o consumidor compre menos do que está descrito na embalagem do produto.
"É importante lembrar que antes de adquirir produtos embalados como nozes, passas, bacalhau e panetones, o consumidor deve conferir na hora, em uma balança do próprio supermercado, o peso do produto que está levando", diz Aline
Os lojistas que tiveram produtos apreendidos terão o prazo de dez dias para apresentarem a nota fiscal de origem e compra do produto, caso contrário, poderão ser autuados ou receber multas que variam de um salário mínimo a R$ 50 mil. Os consumidores com qualquer tipo de dúvidas podem ligar para a ouvidoria do órgão, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, e atende pelo telefone 0800.280.88.44.
Cristiane Mareco/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário