Alunos matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio na rede estadual podem se habilitar às Bolsas-Formação Trabalhador oferecidas pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap) dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Serão ofertados 14 cursos de qualificação profissional em diferentes áreas, com cerca de três meses de aulas, entre 12 de dezembro deste ano e 12 de março de 2012. A matrícula dos estudantes deve ser feita nos câmpus do Ifap, em Macapá e Laranjal do Jari, de 1º a 5 de dezembro.
O estudante deve inicialmente realizar a pré-matrícula na escola onde está matriculado. Oito escolas foram cadastradas pela Secretaria de Estado de Educação (Seed) no programa, sete em Macapá – “Maria Ivone”, Nilton Balieiro”, “Raimunda Virgolino”, “Benigna Moreira”, “Lima Neto, “Gabriel Café” e “Ester Virgolino” - e uma em Laranjal do Jari - “Sônia Henrique Barreto”. Somente alunos dessas escolas terão as matrículas aceitas pelo Ifap.
Cada turma terá 40 alunos, que serão selecionados por ordem de matrícula. Será formado um cadastro reserva com 40 nomes por turma. As aulas ocorrerão nos três turnos de acordo com cada curso. Todos os cursos terão dois períodos letivos – 12 a 30 de dezembro de 2011 e 9 janeiro a 12 de março de 2012.
“Com o Pronatec, os Institutos Federais, como o Ifap, expandem a qualificação técnica aos estudantes e trabalhadores, não só com a oferta dos cursos técnicos, como também na Formação Inicial e Continuada. Nesse primeiro momento, estão sendo beneficiados os alunos da rede estadual, que vão receber qualificação profissional em alguma área, estudando nesse período de férias escolares”, explica a pró-reitora de Extensão, Marialva Almeida.
As bolsas são constituídas de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e incluem os recursos necessários para que o aluno faça os cursos gratuitamente, com qualidade própria da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Nesta primeira etapa, os cursos são nas seguintes áreas: Informação e Comunicação, Recursos Naturais, Gestão e Negócios e Ambiente, Saúde e Segurança.
De acordo com Marialva, o Pronatec dará novos passos em 2012, como a Bolsa-Formação Trabalhador, que possibilitará a realização de cursos específicos para os trabalhadores amapaenses. Também em 2012 será ofertado o primeiro curso técnico concomitante, onde o aluno de ensino médio da rede pública poderá cursar o ensino profissionalizante em outro turno de aulas.
Assessoria de Comunicação
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
Nenhum comentário:
Postar um comentário