terça-feira, 8 de novembro de 2011

Prefeitura realiza I Seminário de Atenção a Saúde das populações Vulneráveis

Aconteceu na manhã de hoje (08) no Hollywood Café, a abertura do I Seminário de Atenção a Saúde das Populações Vulneráveis, realizado pela Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de saúde (Semsa). A cerimônia contou com a presença da secretária de saúde Socorro Nascimento, coordenações e profissionais da saúde.

Com o tema “O Mundo é de Todos”, o seminário tem como objetivo contribuir para a ampliação da consciência e do exercício da cidadania das populações vulneráveis de modo desenvolver uma atenção a saúde integral e igualitário.

Vulneráveis, segundo a coordenadora do evento, Tânia Vilhena, são pessoas que por condições sociais, culturais, étnicas, políticas, econômicas e de saúde tem as diferenças, estabelecidas entre elas e a sociedade envolvente, transformadas em desigualdade. Estando relacionado diretamente com: exclusão, suscetibilidade, fragilidade, redução da autonomia, da capacidade e da autodeterminação, entre outros.

“Esperamos que nestes dias de seminário possamos além de subsidiar relevante discussão técnica, promover melhoria na prática voltada a estes grupos, despertando maior responsabilidade sanitária e social dos atuais e futuros profissionais de saúde aqui presentes”, disse a Coordenadora do evento e chefe da divisão de educação em saúde Tânia Vilhena.

Segundo a secretária municipal de saúde, Socorro Nascimento, o SUS através de um de seus princípios constitucionais refere-se a respeitar as desigualdades priorizando os mais vulneráveis e necessitados. “A inclusão destes princípios na formulação de políticas de saúde representa um avanço na dimensão organizacional, considerando que assistência à saúde deve ser prestada em nível individual e coletivo. Neste sentido compete a Semsa implementar políticas de atenção a saúde das populações vulneráveis de modo a contribuir na redução das desigualdades no SUS”, finalizou a secretária. 

O seminário foi dividido em quatro dias e em cada um deles tratará da saúde de um dos grupos inclusos na chamada população vulnerável. Durante todo dia de hoje os trabalhos foram voltados ao perfil epidemiológico das DST/AIDS/Hepatites Virais. Com destaque para o tema Biossegurança dos profissionais da saúde, Hepatite: uma epidemia silenciosa, feminização da AIDS e Sexualidade Segura. Nos próximos dias serão tratados assuntos referentes a Saúde da População Negra (09) e Saúde da Pessoa Idosa (10). No último dia (11), os trabalhos estarão voltados a Saúde Mental e Dependência Química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário