Macapá-AP: De 20 a 26/11 foi deflagrada uma operação conjunta da Superintendência da Polícia Federal no Amapá (Grupo Especial de Polícia Marítima), Superintendência da Polícia Federal no Pará, Ministério Público Federal e IBAMA, com apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Amapá, com vistas a realizar a repressão à exploração ilegal de madeira na região do Rio Amazonas, próximo ao município de Breves/PA.
Na região da foz do rio Amazonas, que contempla parte do Estado do Amapá bem como vizinhas Ilhas do Estado do Pará, grupos econômicos do setor madeireiro têm estimulado a exploração ilegal de florestas. Em investigação realizada nos últimos meses, verificou-se que a quase totalidade da madeira suprimida de forma ilícita era destinada ao abastecimento do mercado internacional.
Durante a operação, a equipe percorreu vários rios da região amazônica para fiscalização das serrarias e combater a retirada ilegal de madeira.
Duas empresas tiveram suas atividades encerradas por exploração ilegal de madeira.
Três pessoas foram presas, uma delas por uso de guias florestais falsas para transporte de madeira e as outras por terem dificultado a fiscalização do Poder Público na serraria.
A Polícia Federal irá instaurar inquérito e solicitar apoio à INTERPOL, para fins de apuração da responsabilidade penal de algumas das empresas destinatárias da madeira: uma localizada na Polônia, com sede na Dinamarca, outra, sediada em Israel, dentre outras.
Foram apreendidos cerca de 6.300 m3 de madeira serrada, além de maquinários usados no corte de madeira. Foram aplicas multas num total R$ 1.900.000,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário