Abrir o próprio negócio é o que tem motivado a maioria dos adole scentes que participa do I Concurso Estadual de Melhor Plano de Negócios para Estudantes 2011. A aula inaugural do Programa de Formação Empreendedora ocorreu na segunda-feira, 21, no auditório da Escola Castelo Branco. O concurso é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Secretaria Extraordinária de Políticas para Juventude (Sejuv) e Agência de Fomento do Amapá (Afap).
Um bom exemplo é o estudante José Raimundo. Aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Professor Paulo Melo, ele tem um sonho de ter sua própria oficina de eletrônica.
"Quero trabalhar com consertos de aparelhos eletrônicos: rádios, televisões, sons, DVD e outros equipamentos e ainda vender componentes eletrônicos. Vi no concurso uma oportunidade para concretizar minha realização profissional", aposta.
No mesmo embalo está a estudante Ana Maria Martins Dias. Seguindo os passos da mãe, que trabalha com arte e costura, a aluna que cursa o 1º ano do ensino médio da escola Antônio Messias vê no concurso uma oportunidade de aprimorar os negócios e abrir seu próprio ateliê.
"Quero trabalhar em conjunto com minha mãe, comprar materiais como tintas, tecido, linhas, roupas, máquina de costura. Estou apostando no sucesso do meu plano de negócios", destaca a estudante.
Outro que não abre mão de realizar um sonho é o estudante José Renato Alves Gomes, que cursa da Educação de Jovens e Adultos na Escola Professor Paulo Melo. O plano de negócios apresentado é voltado para a abertura de uma sorveteria.
"Meu plano foi aprovado. Agora vou trabalhar para que meu projeto seja selecionado entre os que vão receber financiamento", aposta o estudante.
A mesma garra demonstra a estudante Eliziane Guimarães Pantoja, aluna do EJA, na Escola Professor Paulo Freire. O projeto que nutre é abrir seu próprio salão de beleza para atuar como cabeleireira.
O concurso conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Sejuv, Afap, SIMS, Seicom, Prodap, Jucap, Ueap, Unifap, Ferreira Gomes Energia S.A e Fundação Orsa. A solenidade de abertura da aula inaugural contou com a presença do secretário da Sete, Silvaldo Brito; de Alessandra Melo, coordenadora de Planejamento da Sete; Suellymar Susssuarana, coordenadora de Empreendedorismo da Sete; diretores e professores que tiveram alunos selecionados no concurso e ainda os estudantes.
Na abertura da aula, os alunos assistiram palestra motivacional. Uma palestra sobre e empreendedorismo também foi dada aos estudantes. O concurso é dividido em seis categorias: educação, indústria, comércio, serviços, agronegócio e tecnologia da informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário