quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pesquisa inédita mostra que brasileiro não pensa em parar de trabalhar



Todo mundo tem sonho de aproveitar fase da vida longe desse estresse, de pernas para o ar, na praia, sem preocupação. Mas trata-se de um sonho. 

Você já parou para pensar o que vai fazer quando pendurar as chuteiras, quando se aposentar?  “Não faço a mínima ideia, na verdade”, diz um senhor. “Falta muito, uns 21 anos. Estou novo ainda”, diz outro.

Pode-se dizer que todo mundo tem o sonho de aproveitar essa fase da vida longe desse estresse, de pernas para o ar, na praia, sem preocupação. Mas trata-se de um sonho. Na prática, o que grande parte das pessoas quer mesmo é continuar na ativa depois da aposentadoria.

A maioria acredita que aposentadoria paga pelo INSS é insuficiente para tocar a vida. “O que eu ganho hoje, como vou continuar meu padrão de vida?”, indaga um aposentado.

A pesquisa revela que se manter na profissão é comum: quase 76% se imaginam trabalhando no mesmo setor. “Posso me aposentar e continuar trabalhando. Ter dois salários”, conta uma mulher.

Mas muita gente pensa em se reiventar, fazer uma coisa totalmente diferente. “Estou juntando a minha aposentadoria, estou montando o meu bar para ficar só relaxando”, diz uma senhora. “Para começar, você não deve fazer aventuras. Informe-se pergunte, tente descobrir, você tem o Sebrae e os centros de empreendedorismo", diz Cesar Sailm, professor da incubadora de empresas-PUC/RJ.

“Quero parar totalmente de trabalhar, quero curtir a vida”, diz um homem.
Para os que sonham em pendurar as chuteira, 60 anos, uma dica do consultor Max Gehringer: “Se você planejava em pensar na vida de pós-aposentado aos 45 anos, reduza para 35, se pensar em 40, reduza para 30. isso vai lhe dar tempo mais do que suficiente para se preparar para aquele período que pode ser o mais feliz da sua vida”.

Fonte: Bom dia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário