segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ipem e Policia Rodoviária Federal realizam operação Velocidade Máxima


O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, realizam a operação especial "Velocidade Máxima". A ação inicia nesta segunda-feira, 3, e se estenderá até o dia 10 de dezembro, tendo como foco principal o cronotacógrafo.

Cronotacógrafo é um equipamento considerado a "caixa preta" dos veículos, contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias. Com os dados emitidos pelo equipamento é possível confirmar, dentre outras informações, a distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção.

O objetivo da campanha é fiscalizar caminhões que transportam cargas em geral, coletivos, veículos escolares e os que transportam cargas e produtos perigosos. No ato da abordagem os técnicos do Ipem estão orientando os proprietários dos veículos a comparecerem ao Ipem/AP para realizarem a verificação do cronotacógrafo, pois os veículos que não forem verificados serão autuados, com direito de defesa.

Segundo a diretora do Ipem, Aline Gurgel, o cronotacógrafo registra dados do percurso, tais como respeito aos limites de velocidade, distância percorrida, pontos de parada, dentre outros. Para obter o certificado de verificação do cronotacógrafo, obrigatório para transportar cargas e passageiros, o proprietário do veículo deve lacrar o equipamento em uma oficina autorizada pelo fabricante e credenciada pelo Inmetro. Em seguida, deve passar por ensaios em um posto autorizado pelo órgão federal que analisa se o instrumento atende aos requisitos do regulamento.

Cristiane marec/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário